Saudações:

Em homenagem e reverência profunda à minha Mestra de Ordenação e Treinamento, Venerável Shingetsu Coen Osho.
Que seu Corpo-Dharma, seja como um diamante inquebrantável.
Que tenha próspera longevidade e saúde ilimitada.
Que nenhum mal a atinja.
Que todos os seus esforços sejam recompensados.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Parte 19.

“Sempre para ser relembrada, sem nenhum pensamento de dúvida. Observador dos lamentos do mundo,”

Cada instante de consciência é único e perfeito. Manter esse estado é o mesmo que reverenciar Kannon. Na escola dos antigos (Theravada) a meditação é eventualmente chamada de Meditação da Lembrança, querendo dizer que devemos estar sempre nos lembrando de manter a mente no instante, no momento presente, no ato, na experiência vívida. Assim fazendo, estaremos sempre nos relembrando da maravilha que é o mundo, da interdependência de tudo e de todos. Como estamos vivendo no aqui-e-agora, não existem dúvidas, ou como diz o Sutra do Coração:
“... devido à sabedoria completa. Coração-mente sem obstáculos. Sem obstáculos, logo, sem medo. Distante de todas as delusões. Isto é Nirvana..”.

Logo depois o mesmo sutra fala:
“... Saiba que essa sabedoria completa é expressão de grande divindade, expressão de grande claridade, expressão insuperável, expressão inigualável, com capacidade de remover todo o sofrimento. Isto é verdade não é mentira!...”



“Puro e santo, em dor, tristeza, morte e calamidade, capaz de ser alívio e salvação íntegros. Perfeito em todos os méritos, com olhos de compaixão, observando a todos.” Infinito oceano de bênçãos! Quiçá poder reverenciá-lo.
Então o Bodhisatva Protetor da Terra levantou-se e indo em frente a Buda, disse:”

Nessa altura o Bodhisattva Protetor da Terra (Dharanindhara) levantou-se do seu lugar, chegou perto do Budha e disse:

"Honrado do Mundo! Saiba que não são poucos os méritos daqueles que ouvirem sobre as atividade superiores e os poderes transcendentais, em todas as direções, do Bodhisatva Kannon aqui entoados."

A felicidade é uma coisa tão inacreditável que sua existência parece uma coisa quase impossível. Olhando as pessoas no mundo temos a impressão de que o homem não pode ser feliz. Faça um teste. Se você fala que está deprimido, triste, cheio de contas para pagar e doente, todo mundo acredita. Agora se você fala que está feliz, alegre, com uma saúde de ferro, ninguém acredita.

Sigmund Freud, depois de 40 anos observando milhares de mentes perturbadas, chegou à conclusão de que a felicidade é uma ficção: O homem não pode ser feliz, no máximo, pode tornar as coisas um pouco mais confortáveis.

Como assim, será que um homem feliz não pode existir?
Hum!!! Olhando para o homem moderno, parece ser isso mesmo.
Budha diz que o homem pode ser feliz, tremendamente feliz.
Krishna canta canções dessa derradeira felicidade.
Jesus fala sobre a felicidade permanente no Reino de Deus.

Mas, como acreditar em tão poucas pessoas, contra toda uma massa de milhões e milhões de pessoas infelizes através dos séculos. Toda a história do mundo entremeada de sofrimento e miséria.

Como acreditar nessas poucas pessoas que afirmam que a felicidade existe? Como veio a acontecer que apenas poucas pessoas se tornaram felizes?

Se você parar com sua faina diária e olhar para as árvores, olhar para os pássaros, olhar para as estrelas, para o mar, para os rios, perceberá claramente que está tudo vibrando com tremenda alegria. Está tudo vivo e feliz.

E você, usando sua mente condicionada, me perguntará:
Então, a felicidade é uma “produção”da própria matéria com a qual a existência é feita. Se tudo na natureza é alegre e feliz? Porque somente o homem é tão infeliz.

Budha não estava enganado. E digo isso, não com a autoridade da tradição budista que tenho a honra de praticar; digo isso com a minha própria experiência. O homem pode ser feliz, mais feliz que os pássaros, mais feliz do que as árvores, mais feliz do que as estrelas porque o homem tem algo que nenhuma árvore, nenhum pássaro, nenhuma estrela tem. O homem tem consciência e livre arbítrio!

Entretanto, quando se tem consciência, duas alternativas são possíveis: você pode se tornar infeliz ou pode se tornar feliz. Você tem o livre arbítrio, pode escolher!

Você é puxado em tantas direções ao mesmo tempo em que sua mente fica dividida em mil pedaços: Um pedaço vai para o norte, outro para o sul, outro para o oeste etc.. Você está continuamente em conflito. Não sabe para onde deve ir porque você não é mais “um” com o mundo, perdeu o senso de direção.

Mas nunca é tarde. Você pode ter o controle de sua vida a qualquer momento.
Se você decidir, então a primeira coisa a fazer é: não ouça a voz dos seus parentes dentro de você, não ouça a voz dos seus professores dentro de você, não preste atenção em nenhuma voz em especial, ouça apenas a voz de Kannon.

Sente-se, feche os olhos e perceba que aquilo que você deseja, que você precisa, não pode te pertencer realmente, no máximo pode ficar com você durante algum tempo, mas dia menos dia o mundo o pedirá de volta.

Preste atenção nos seus desejos, nas suas necessidades, a vida não está nem aí para você, a vida é apenas a vida– perfeita, maravilhosa e completa, você é que não percebeu ainda que como produto dessa vida é da mesma maneira - perfeito, maravilhoso e completo. Então, como ainda não sabe disso, surge a confusão, o conflito.

Permita que o poder transcendental de Kannon opere seus milagres. Fique quieto, escute a voz do seu coração. A diferença entre a voz da mente e a voz do coração da mente é facilmente percebida. A voz de Kannon é muito silenciosa, muito baixinha. A da mente é muito barulhenta. A mente grita, Kannon sussurra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário