Saudações:

Em homenagem e reverência profunda à minha Mestra de Ordenação e Treinamento, Venerável Shingetsu Coen Osho.
Que seu Corpo-Dharma, seja como um diamante inquebrantável.
Que tenha próspera longevidade e saúde ilimitada.
Que nenhum mal a atinja.
Que todos os seus esforços sejam recompensados.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Ano do Dragão

2012 no calendário chinês está associado à uma criatura mítica - o Dragão.
Simboliza a sabedoria, a força, a saúde e a harmonia.
É colocado em cima de portas para espantar demônios e atrair sorte.
Na China Antiga, dragões eram também usados como guardiões dos tesouros.
Representa o 5º ano num ciclo de 12 anos do zodíaco chinês. Governado pelo elemento Água, cor preta, polaridade Yang, terá início em 23 de janeiro 2012 até 09 de fevereiro 2013.
Conta a lenda que Budha, pediu ajuda aos animais para reorganizar o mundo. Tão logo fez seu pedido, apareceu o Rato, disposto a ajudar. Em seguida, vieram o Boi, o Tigre, o Gato, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, o Carneiro, o Macaco, o Galo, o Cão e o Porco. Agradecido pela imediata ajuda, Budha homenageou cada um dos animais, designando-o para governar um ciclo, num período de doze anos. O Coelho, como tinha aparecido por último, quando as nomeações já haviam sido feitas, ficou de fora. Ocorreu que, enquanto Budha meditava, o Rato, lhe levou comida, enciumado, o Gato o atacou e o comeu, como punição Budha retirou-lhe o ano, dando-o ao Coelho. Ficaram, então, os doze signos, que se revezam anualmente, conforme o ciclo lunar, cuja duração não é a mesma do horóscopo solar, pois o enquadramento de cada nativo é feito pelo ano de nascimento e não pelo mês.
O Horóscopo Chinês é diferente do Horóscopo ocidental, o ocidental é baseado no ciclo solar, enquanto que o chinês é todo baseado no calendário lunar.

As primeiras referências remontam há um período aproximado de 5.000 anos. É hoje um conjunto de conhecimentos compilado ao longo de 50 séculos, incorporado ao patrimônio cultural do Oriente e respeitado por todos os estudiosos que já o analisaram, percebendo sua lógica e sua imensa sabedoria.

Mas devemos tomar muito cuidado, o poderoso dragão não é lá muito prudente, não mede bem as conseqüências. Como o ano é regido por ele, vamos ter a tendência a pensar e a agir grande e, isso sabemos, acaba sempre em compras excessivas no cartão... Então, cuidado!
É um ano auspicioso, bom para casar, ter filhos, iniciar um novo negócio. Por outro lado, devemos olhar as coisas com calma, muito embora o afortunado dragão regue com a sua sorte indiscriminadamente a todos, não nos esqueçamos do Karma, pois se o dragão aumenta tudo, também aumentará a retribuição kármica de nossos erros.
O sucesso e as falhas serão ampliados de igual maneira.

No ano do dragão, as fortunas assim como as falências e desastres virão em ondas maciças. É um ano marcado por grandes surpresas e forças da natureza. Os temperamentos estarão exacerbados e todos acabarão se irritando ou revoltando com alguma coisa real ou imaginária. A atmosfera elétrica criada pelo poderoso dragão afetará a todos, individual e coletivamente.
Diz-se que algumas das qualidades do dragão são mágicas e estão contidas naqueles que nascem sob o seu signo. O poderoso e magnífico dragão nunca deixa de encantar e agitar a imaginação. O nativo do dragão estabelece os seus ideais cedo na vida e exige os mesmos padrões elevados e perfeição da outra pessoa que viva com ele. Coitado da esposa ou marido...
O dragão simboliza o imperador, o grande macho. Representa o poder, os nascidos nesse ano são conhecidos por limar os chifres do destino. Uma criança do dragão tenderá a agir com responsabilidade mesmo se for o mais novo na família. Frequentemente, as crianças mais velhas tratam os seus irmãos mais novos com mais autoridade do que os próprios pais.
Como o dragão é um forno de energia, sua impetuosidade, ânsia e zelo podem queimar como o fogo que ele solta pela boca. Tem o potencial para realizar coisas grandes, entretanto, a menos que contenha o seu entusiasmo prematuro, pode queimar-se todo.
Por ser muito poderoso é difícil de ser contestado, tende a intimidar todos aqueles que o desafiam. Um dragão irritado pode ser uma verdadeira tsunami. Mas o dragão também é fiel apesar do seu temperamento forte e de suas maneiras dogmáticas.
O dragão pode pôr de lado ressentimentos e vir prontamente salvar quem dele precisa, mas depois tem que estar preparado para escutar um severo sermão. O dragão raramente mede as palavras. Fala como um Imperador. Embora tenha as virtudes do discurso e da livre democracia, nem sempre faz aquilo que apregoa, sente-se acima da lei.
Como é forte e decisivo, adapta-se facilmente a regulamentos complicados, mas por ser demasiado confiante não percebe as possíveis armadilhas de seus desafetos. Mergulha sempre de corpo e alma na batalha, recusando-se a recuar mesmo perdendo. Como é orgulhoso, raramente pede ajuda e, sendo afoito se esquece de proteger a costas que é onde os covardes atacam.
É vital para a pessoa do dragão, ter uma finalidade, uma missão especial na sua vida, não considera saudável nem justo viver sem objetivos. Sempre tem uma causa para lutar, um objetivo a alcançar, uma briga eterna contra o mal. Sendo um determinado, ele fará as cruzadas, conduzirá a demonstrações, escreverá as cartas aos meios de comunicação, coletará milhões de assinaturas numa petição.
A mulher dragão é determinada e defensora dos direitos iguais para as mulheres. Os padrões e a discriminação despertarão as suas paixões mais selvagens.
O que um homem pode fazer, ela pode provavelmente fará muito melhor. Nunca a subestimem. Ela vai ganhar de você no seu próprio jogo, ou morrerá tentando. Enfrente uma mulher dragão e verá o que é uma boa luta.
Mulher de bom senso, veste-se sempre com roupas práticas e funcionais, poucos laços, tecidos delicados, botões e curvas. A roupa que veste fácil e lhe proporciona o máximo de movimentos, será sempre sua primeira escolha.
Com a auto-estima sempre elevada, a mulher dragão espera ser tratada e respeitada como uma divindade e fará tudo ao seu alcance para consegui-lo. Nunca se faz de vitima, nem pede favores. Pode resmungar muito, mas não consegue resistir em ajudar a quem precisa.
As circunstâncias do exato momento do nascimento afetará bastante a vida do nascido no ano do dragão. Uma criança nascida durante uma tempestade conduzirá a uma vida tempestuosa e perigosa não só pelo perigo em si como pelas experiências espetaculares. Uma pessoa nascida no dia em que o mar (o seu repouso ancestral) estiver calmo e o céu limpo, terá uma existência protegida e uma natureza amigável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário