Saudações:

Em homenagem e reverência profunda à minha Mestra de Ordenação e Treinamento, Venerável Shingetsu Coen Osho.
Que seu Corpo-Dharma, seja como um diamante inquebrantável.
Que tenha próspera longevidade e saúde ilimitada.
Que nenhum mal a atinja.
Que todos os seus esforços sejam recompensados.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


Parte 7.

Começa o Sutra em sua parte recitativa:

“Honrado do Mundo, possuidor de todos os sinais sutis...”
O Budha é chamado de vários nomes, em sânscrito é normalmente usado o termo Baghavan que significa: “O mais respeitado, o supremo iluminado”.
Sinais sutis - são as 32 marcas principais e 80 marcas secundárias que o Budha possui desde seu nascimento, demonstrando a sua suprema iluminação.

“...Novamente permita-lhe perguntar sobre os relacionamentos desta Criança-Budha. Porque razão é chamada de Kanzeon?”.
O Bodisatva da Intenção Inesgotável pergunta sobre os relacionamentos, isto é, como Kanzeon se relaciona com as pessoas, como as ajuda e porque se chama kanzeon.
A iluminação não é privilégios de uns poucos escolhidos, ela está ao alcance de todos. Kanzeon não é iluminada para si, mas para os outros. Seus ouvidos estão sempre abertos aos sons do mundo, aos sofrimentos de todos os seres, por isso ela é chamada de kanzeon, que numa tradução literal significa: Observador dos sons do mundo.
Conforme descrito no sutra: “Bom homem, suponha que existam imensuráveis centenas, milhares, dezenas de milhares, milhões de seres viventes que padecem vários sofrimentos e provações. Se eles ouvirem o nome do Bodisatva Kanzeon e concentradamente invocarem o seu nome, ele ouvirá o som das suas vozes e todos serão libertados das suas provações.”

“E Budha respondeu: Ouçam! Kanzeon pratica o bem em todos os locais e direções.”
Infinitos são os seres neste mundo, desde a vida celular mais primitiva até o atual homem evoluído, todos sem exceção experimentam um grande número de sofrimentos em sua existência. Infelizmente o homem acredita que é o único ser sensível no universo, assim pensando, causa muito prejuízo à vida na terra, isso sem falar no dano que causa aos seus próprios pares.

Assassinamos continuadamente a natureza, exterminamos os animais, poluímos nossos rios, abrimos um buraco cada vez maior na camada de ozônio. Para que possamos satisfazer um ego cada vez mais exigente, depredamos o meio ambiente, acabamos com tudo aquilo que nos cerca. Estupramos toda a virgindade da lei cósmica.
Um homem escravo de seu ego, nunca poderá conhecer a verdadeira liberdade e seus sofrimentos serão cada vez maiores.
Kanzeon, está sempre disposta a ajudar a todos sem distinção, apenas devemos estar sintonizados com ela como um rádio de alta freqüência para podermos captar e receber sua ajuda.

“Fez um voto vasto e profundo como os oceanos, inconcebível na sua eternidade. Foi ao servir infinitos Budhas que despertou para esse juramento de grande pureza. Deixe-me brevemente explicá-lo:”
O que são votos profundos...
Existem basicamente dois tipos de votos. Os comuns e os profundos. Todo mundo tem aspirações, todos fazemos juras, votos, promessas. Quando somos jovens, queremos passar para a faculdade de nosso interesse, seguir uma carreira de sucesso, arrumar várias namoradas, ser considerado por nossos amigos etc.

Na idade adulta, desejamos dinheiro, fama e prestígio. Se conseguirmos ganhar bastante dinheiro, desejamos fazer parte da elite, daqueles que mandam. Queremos ser reconhecidos, amados, possuir uma casa na praia, um sítio na montanha, um carro que chame a atenção.

Quando estamos velhos desejamos saúde, tranqüilidade financeira, bons amigos e que nossos filhos não nos abandonem.
Esses são as promessas comuns. A maioria morre sem conseguir alcançar nada disso.
Na nossa tradição, monges também fazem votos – Os votos do Bodisatva:
“Seres são inumeráveis, faço o voto de salva-los.
Paixões são inexauríveis, faço o voto de extingui-las.
Portais do Dharma são inatingíveis, faço o voto de alcançá-lo.
O caminho do Budha é inatingível, faço o voto de atingi-lo”.
Os seres são inumeráveis, isso é um fato indiscutível, fazer o juramento de ajudar a todos, de levar a todos o conhecimento, o esclarecimento é uma promessa postulada por todos aqueles que recebem os preceitos e adentram o caminho budista.

Por mais numerosas que sejam as paixões e, elas são... Há! Como são... Faço o voto de vencê-las todas. Nossos desejos são infinitos e cada desejo atendido ou não, produz uma série de outros desejos. Por mais profundo que seja o Dharma de Budha, faço o voto de compreendê-lo totalmente.

Dizem que existem mais de 10.000 volumes de Sutras, se formos adicionar os comentários sobre os Sutras chegaremos a uma cifra bastante elevada, até porque cada sutra foi comentado ao longos séculos 30, 40, 50, 100, 500 vezes. Atualmente se comenta sobre o comentário dos comentários dos Sutras.
Por isso é tão difícil, compreender o budismo em sua totalidade através apenas da leitura dos Sutras, comentários etc.

Já tive a oportunidade de ler centenas de livros sobre o budismo, em somente alguns consegui aprender alguma coisa que não me tivesse sido ensinado no templo ou na observação dos atos e palavras de minha mestra, mesmo assim, nada que aprendi através da leitura foi muito importante, apenas informações, curiosidades, detalhes históricos e muita confusão de escolas e tradições.

A prática com um mestre correto é o caminho para compreensão do Dharma.
O caminho do Budha é perfeito, faço o juramento de realizá-lo. Realizar esse intento é uma tarefa hercúlea, requer um esforço diuturno, aqueles que não praticam zazen regularmente dificilmente conseguirão sequer chegar perto desse juramento. É o zazen que nos oferece as ferramentas necessárias para que consigamos realizar esses quatro grandes votos profundos.

Não percam a parte 8.


Nenhum comentário:

Postar um comentário